4 de outubro de 2012

TESTE DA ORELHINHA


TESTE DA ORELHINHA”, você já ouviu falar?

A Secretaria de Saúde de Bela Cruz-Ce disponibiliza desde o mês de julho de forma gratuita o Exame de Emissões otoacústicas transientes (EOAT), que vem se tornando popularmente conhecido como “TESTE DA ORELHINHA”. Confira a matéria... Veja as fotos!
A Audição é fundamental para a aquisição e desenvolvimento da fala e linguagem, portanto, a  realização da Triagem auditiva neonatal (TAN) é  capaz de detectar precocemente alterações auditivas que poderão interferir na qualidade de vida do indivíduo. Desde que foi implantado , há três meses, cerca de 112 recém-nascidos foram submetidos à avaliação da Fonoaudióloga Dra. Ane Karoline Moraes de Matos.
De acordo com a Secretária de Saúde de Bela Cruz, Maria Célia Araújo Carvalho, os pais não precisam se preocupar, pois o procedimento é rápido, indolor, não incomoda o bebê e a análise do resultado é imediata. “Ele, geralmente, é feito com a criança dormindo e leva de 5 a 10 minutos”, explica a secretária. Uma sonda é colocada no conduto auditivo externo (ouvido externo) emitindo um som moderado e o equipamento registra a resposta gerada nas células ciliadas externas da cóclea (ouvido interno).
Apesar  de nenhum caso de perda auditiva ter sido detectado ainda, a Fonoaudióloga esclarece que “Se o bebê apresentar resultado alterado na fase de triagem e após o reteste, serão solicitados exames complementares com o objetivo de definir o diagnóstico audiológico. Confirmada a existência de perda auditiva, a intervenção fonoaudiológica deve iniciar imediatamente”.
Os pais devem ficar atentos aos indicadores de risco para perda auditiva. São os casos onde já existe um histórico de surdez na família, com início desde a infância; permanência em UTI por mais de 5 dias; infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus e herpes); malformação de cabeça e pescoço; uso de medicamentos ototóxicos, entre outros.
Para realizar a Triagem Auditiva Neonatal “TESTE DA ORELHINHA” gratuitamente, o responsável pelo bebê deve se dirigir ao seu agente de saúde e agendar o atendimento . O serviço é disponibilizado mensalmente em todas as unidades de saúde da família da zona rural e zona urbana do município. O ideal é que o exame seja realizado até os três meses de idade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário